Rebeldias do Mês – março/2019

 

Abrin inaugura  espaço para tabuleiro em meio a crise na mesa

 

Aconteceu de  18 a 21 de março a ABRIN,  principal feira brasileira voltada aos brinquedos. O foco do evento são os lojistas, sendo ocasião de encomendas para o ano todo. As tendências para o que encontraremos nas prateleiras são testadas ali mesmo.

Além desse teste competitivo do que é mais vendável, a ABRIN é sempre oportunidade de fazer brilharem os olhos com produtos únicos e iniciativas lúdicas apaixonadas. É portanto um evento gigante como o mercado de massa e plural como São Paulo; segundo os organizadores, cerca de 15 mil visitantes tiveram a oportunidade de descobrir isso; a REBEL estava lá!

 

Estande da Devir na Abrin 2019

A má notícia é que as grandes empresas recuaram em relação aos jogos de sociedade contemporâneos, retrocedendo aos clássicos jogos de mesa como Monopoly e quebra-cabeças, na bem-sucedida fórmula de retematizações baseadas em grandes marcas dos desenhos animados e do cinema (não é exatamente o mesmo retorno aos clássicos discutido aqui em janeiro). A Grow, que em feiras anteriores já costumava ter uma parede dedicada aos “jogos modernos”, confirmou que essa rubrica não está em seus planos para o futuro próximo.  Hasbro e outras grandes também sinalizam em suas prateleiras que essa linha fica para o nicho.

 

 

A boa notícia é que a feira manteve a chama do jogo de sociedade acesa com a área Game Show, exposição organizada pela Board Games São Paulo em que se destacaram as empresas especializadas em tabuleiro (incluindo pequenas editoras que buscam diversificar as abordagens ao mercado, trazendo em geral seus jogos mais simples).

Estande da Galápagos

A turma da REBEL aproveitou para rever amigos e divulgar o trabalho da associação.

Hasbro

E a gente brincou!

 

 

 

FAEL ganha parceria do Games for Change América Latina

Chris Martins, colaborador do Games for Change América Latina, palestra no V FAEL

A sexta edição do Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos será realizada em parceria com o Games for Change América Latina e a Cidade do Conhecimento; essa foi uma das decisões da assembleia geral ordinária da REBEL ocorrida no dia 16 de março. O professor Gilson Schwartz, da USP,  é o representante dessas marcas na comissão organizadora do evento. As redes do “G4CAL”  e da REBEL já se cruzaram em diversas parcerias, do Seminário Doutoral Cidade do Conhecimento, que teve uma edição realizada durante o FAEL, ao projeto de criação colaborativa Purposyum.

Outro tema importante discutido pela assembleia foi a eleição da diretoria para o triênio 2020-2022. Os associados estão convidados a inscrever chapas (sete nomes) para a eleição (para mais detalhes, escreva para a gente).

No mesmo dia, celebramos a ludicidade na Oitava Joga REBEL!

Joga REBEL

Frutos no sítio da REBEL

As páginas da REBEL na Internet estão sempre em construção! Neste ano o projeto deve ser assumido pelo pessoal da Final Quest. Algumas partes de nosso sítio precisam de limpeza e podemos ter algumas interrupções em breve, mas mantemos o esforço de atualizar a informação para nossa comunidade.  Além de um ano de Rebeldias do Mês (viva!), tivemos nos últimos meses diversas atualizações interessantes. Confira:

O estatuto social, atualizado com as mudanças de 2018, está disponível: http://rebel.org.br/estatuto/

O V Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos ganhou uma página cheia de memórias! http://rebel.org.br/fael5/

A página de calendário ganha uma apresentação mais estável. Ainda em construção, mas tem eventos para vários meses: http://rebel.org.br/calendario/

Obrigados, Ana Albuquerque, Vitoria Nogueira e demais voluntários que ajudam a manter nossa comunicação funcionando!

Agenda

Mais uma vez a REBEL participa da edição paulistana do Diversão Offline

7.abr – Campeonato Regional de Carcassonne – Primeira de três jornadas dedicadas ao jogo na Jogasampa ( Alameda dos Anapurus 1664, Moema, São Paulo). Em disputa, uma vaga para o torneio nacional. https://www.facebook.com/events/1326456234196948/

8-10.abr – GamiFin – Terceira edição do evento finlandês dedicado à ludificação ou gamification.  Anais das primeiras edições estão disponíveis: http://gamifinconference.com/proceedings/

27 e 28.abr – Diversão Offline SP – O maior evento brasileiro voltado a amantes de jogos de tabuleiro, com venda a varejo , playtests e palestras. A REBEL estará lá, venha conversar conosco! http://diversaooffline.com.br/

——————————–

#RebeldiasDoMes Número 12.

Participe: facebook.com/rebeludicos

Se ainda não é associado: rebel.org.br/rebele-se

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *