Pular para o conteúdo

Rebeldias do Mês – setembro/2018

Programação do FAEL revela retorno às origens

A REBEL completa dois anos
A 11 de setembro de 2018 a Rede Brasileira de Estudos Lúdicos completou dois anos de fundação formal, mas as pessoas que formam essa rede somos nós que se encontram há mais tempo. As notícias da REBEL abaixo incluem atalhos que mostram um pouco dessa construção coletiva.

A curadoria do V Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos presta homenagem às próprias origens em duas medidas. A ambientação na PUC-SP remonta a professores egressos dessa instituição (especialmente do TIDD), que eram numerosos entre os organizadores do primeiro FAEL, em 2014 (mais em Histórico do FAEL).  Para muitos de nós, portanto, trata-se de rever figuras como Ivelise Fortim e Sergio Basbaum (ambos na mesa 1) no ambiente em que os conhecemos. Esse gosto nostálgico não atinge, é claro, nosso diretor Mário Madureira Fontes, que permanece na Pontifícia desde o início. O segundo aceno à proposta original do FAEL está no fortalecimento da participação discente. As mesas principais trazem casos de sucesso de alunos e egressos recentes dos cursos de Jogos Digitais, em debate com os veteranos. Do mesmo modo, a exposição Rebeldias põe lado a lado criações escolares e profissionais, permitindo um diálogo crítico.
Confira a programação:

 

Primeira fase do Concurso Rebeldias concluída

Os jogos de sociedade, jogos digitais e quadrinhos inscritos no concurso já foram avaliados e os pareceres começaram a ser enviados. Obras selecionadas das três categorias serão expostos no V FAEL. Os jurados agora debatem quem serão os vencedores, que serão anunciados no dia 20 de outubro. O selo de vencedor foi concebido por Leonardo Lima e o júri é composto dos seguintes profissionais:
Adriano Nouman
Alexandre Vieira
Ernane Guimarães Neto
Gidalti Jr.
Lucas Meneguette
Mário Madureira Fontes
Mauricio Gibrin
Sergio Halaban
Simonia Fukue

 

Pesquisadores da REBEL fazem parceria com revista de RPG

A REBEL abriga desde o início do ano um Grupo Avançado de Estudos Lúdicos (GAEL), laboratório que está acumulando material de pesquisa sob coordenação de
Pá Falcão.
Por meio do GAEL, a REBEL foi convidada a participar do conselho consultivo da Revista Mais Dados, publicação acadêmica sobre role-playing games e congêneres existente desde 2014.
 

Dois anos de agradecimentos

Por Ernane Guimarães Neto

Os nós desta rede de estudos lúdicos formam feixes em diferentes direções. Estas são algumas das pessoas que fazem a REBEL.
Os professores de jogos
Alan Carvalho, José Geraldo Oliveira, Leonardo Lima, Lisiane Fachinetto, Lucas Meneguette , Marcelo Henrique dos Santos, Mário Madureira Fontes são alguns dos fundadores da REBEL que fazem o conhecimento circular entre alunos e instituições, trazendo trabalhos ao FAEL e opiniões ao debate.  Ivelise Fortim, convidada que participou de mesa-redonda no I FAEL, retorna para a mesa de abertura no evento deste ano e em grande medida é símbolo dessa parceria.  Obrigado!
Os artistas
Leonardo Lima fez o logo para o primeiro FAEL, Lucas Meneguette fez a primeira marca da REBEL. Luiz e Natália Barna fizeram o logo atual, mas Leo continua a ser o diretor artístico em geral. E quando precisamos de uma imagem, montagem, mensagem pedimos também para Renato Innocenti, Ana Paula Albuquerque, Fábio Cantarim. Obrigado!
Os executivos
Ana Paula, Patricia Nechar, Saulo  Machado, Ubiratan Motta fazem acontecer e salvam a pele da presidência.  Obrigado!
O pessoal da jogatina
Fabio Tola, Fernando Tsukumo, Lucy Raposo, Marta Giardini, Maurício Gibrin, Sergio Halaban, Silvio Bogsan trouxeram gente nova e confiança à rede. Obrigado!
As gratas surpresas
Há as surpresas originais, aqueles apoios que chegaram na época da fundação da REBEL e surpreenderam, como Pá Falcão, Carlos Costa, Paula Piccolo. Mas fortalecimentos como os de Carlos Seabra, Fernando Nogueira, Tainá Felix são preciosos. Obrigado!
Os parceiros
Nestes dois anos algumas empresas doaram mão de obra e recursos à REBEL.  Final Quest, Immersive Games, Ludus Luderia, Mitra Criações,  obrigado!
Os amigos
Alguns acreditaram no ideal dos Estudos Lúdicos apesar de não trabalharem na área. Um voto de confiança de pessoas como Alessandra Azzolini, Celso Ferreira, Flavia Guimarães, Pedro Carvalho e Simone Abreu. Obrigado!
Em nome da REBEL, este diretor agradece especialmente aos alunos que apreciam o esforço que fazemos, pois foi em nome de vocês que começamos tudo isso. Obrigados!
 

Calendário

Festa de aniversário é lugar de lavar roupa suja?
15 de setembro – 41º LABdeJOGOS –  O evento de divulgação de jogos de mesa contemporâneos acontece no McDonald’s  da r. Teodoro Sampaio, 430, São Paulo. Das 14h às 22h. Mais informação: https://www.facebook.com/labdejogos/
16 de setembro – 30º Troféu HQMIX –  A premiação do concurso de quadrinhos acontece a partir das 17h no SESC Pompéia (São Paulo). Mauricio de Sousa e Ziraldo são homenageados na escultura do troféu deste ano, feita pelo artista plástico Olyntho Tahara e reproduzida por Michel Costa.
22 de setembro – Aniversário da REBEL – A família REBEL vai-se reunir no restaurante dentro de uma lavanderia para celebrar a experiência purificadora que tem sido nossa história! A partir das 18h30 na rua da Consolação,  2937 – laundrydeluxe.com.br
10 a 14 de outubro – Brasil Game Show – O gigantesco evento chega à 11a. edição com público fiel: até Nolan Bushnell, criador da Atari, que esteve no ano passado, virá novamente ao evento – http://www.brasilgameshow.com.br/
18 a 20 de outubro – V Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos – inscreva-se em  https://www.rebel.org.br/pt/fael/ para assistir gratuitamente ao evento!
 

#RebeldiasDoMes Número 6.
Participe: facebook.com/rebeludicos
Se ainda não é associado: rebel.org.br/rebele-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *