Edital de chamada de jogos para o Concurso Rebeldias 2021
Este edital descreve as condições para inscrição de trabalhos no Concurso Rebeldias 2021, realizado pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL) e instituições parceiras.
O Concurso Rebeldias 2021 é um espaço para divulgação, exposição e celebração de projetos lúdicos, selecionados por suas qualidades em projeto, estética e aplicação. São duas modalidades:
- Jogos digitais
- Jogos de sociedade (“jogos analógicos”, “jogos de mesa” etc.)
Em virtude do formato mais enxuto do FAEL em 2021, as modalidades “brinquedo” e “história em quadrinhos” não serão avaliadas neste ano.
REGULAMENTO
- CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
1.1 Os projetos podem ser submetidos gratuitamente na forma de protótipos ou produtos finalizados e podem ter o propósito de entretenimento ou serem voltados a arte, educação ou treinamento. A submissão desse jogo deverá ser feita por um dos autores do projeto, por meio do sistema de submissões do Concurso Rebeldias 2021, disponível em:
(ou https://forms.gle/ZPC2kv4hyx1yp2728)
O envio do produto em versão digital deve ser suficiente para a inscrição e avaliação do projeto no Concurso Rebeldias 2021. Em casos especiais a organização pode negociar com os autores a cessão de uma cópia física do produto para avaliação ou exposição.
1.2 Uma obra só pode ser submetida ao concurso uma vez. Especificamos abaixo as restrições de aceite conforme o tipo de produção e a data de lançamento:
- Produções acadêmicas – devem ter sido submetidas à instituição de ensino ou pesquisa entre janeiro de 2018 e junho de 2021.
- Produções da indústria – devem ter sido lançadas pela primeira vez no mercado brasileiro entre janeiro de 2018 e junho de 2021.
- Iniciativas independentes ou inéditas – o concurso dá preferência a submissões inéditas. Caso uma versão antiga do mesmo projeto já tenha sido submetida em edições anteriores, a nova candidatura deve estar acompanhada de um documento listando as diferenças entre a primeira submissão e a(s) subsequente(s), do contrário será desclassificada.
- SELEÇÃO E EXPOSIÇÃO
2.1. A análise das submissões será feita por um júri envolvendo membros da REBEL e profissionais convidados da área. Os critérios para a escolha envolvem originalidade, acabamento técnico, funcionalidade e temática. Cada jurado recebe uma parte dos inscritos e elabora um parecer crítico para subsidiar as fases posteriores de discussão. Cada inscrição recebida deve ser avaliada por ao menos dois jurados.
2.2. Os melhores projetos serão selecionados para a mostra virtual Exposição Rebeldias 2021. Apenas projetos que forem incluídos nesta seleção farão jus a certificado de participação na Exposição Rebeldias 2021.
2.3. Em adição à exposição, alguns projetos em cada categoria serão indicados pelos jurados como “finalistas” do concurso e serão reexaminados pelo júri. Nesta nova fase, o júri decide quais serão os dois finalistas de cada categoria. Em caso de baixa participação ou baixa qualidade de produção, o júri pode decidir por cancelar a categoria do concurso, mantendo ainda a possibilidade de exibir algum desses produtos na Exposição Rebeldias 2021 com o estatuto de hors-concours.
2.4. No dia 23 de outubro, durante o VIII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos, os vencedores de cada categoria serão anunciados publicamente e farão jus ao selo de vencedor do Concurso Rebeldias 2021, além de brinde oferecido pelos parceiros e patrocinadores do evento.
3. AUTORIA
3.1 Podem-se inscrever até cinco autores por projeto, reservando-se a organização o direito de resumir a autoria, por exemplo usando o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.” quando houver limitações de espaço.
3.2 O autor da submissão será responsável em garantir que o projeto não fere nenhuma lei ou direito autoral e que não há quaisquer problemas legais envolvidos em sua exposição.
3.3. Os autores também se responsabilizam pelo eventual recolhimento de direitos autorais nas imagens para a exposição virtual e vídeo de divulgação. A organização recomenda evitar o uso de trilha sonora e ilustrações que não sejam de uso liberado (creative commons). Direitos autorais sobre uso de música e outros ativos intelectuais devem ser recolhidos pelos autores do vídeo, quando for o caso.
4. MODALIDADES DE INSCRIÇÃO
4.1. Jogos de sociedade. Categoria abrangendo jogos de cartas, tabuleiro, movimentação corporal, educação física, narrativa e características afins. O jogo será avaliado em razão de suas regras, sua combinação com o tema e a experiência estética dessa interação.
4.1.1. Documentação necessária: a inscrição deve ser acompanhada de
- arquivo .pdf com manual e imagens de componentes (não serão divulgados)
- release (para imprensa e grande público)
- imagens de divulgação.
4.1.2 Material complementar (recomendado): os autores podem incluir
- Um vídeo de apresentação estética (gameplay) com comentários em áudio e sem lettering para a Exposição Rebeldias.
- Um vídeo de divulgação comentado (incluindo depoimentos, contexto de uso etc.).
- Link para versão virtual jogável ou “print and play” (para divulgação).
4.2. Jogos digitais. Categoria abrangendo a realização de jogos em meio eletrônico. Será avaliado em razão de suas regras, sua combinação com o tema e a experiência estética dessa interação, incluindo programação e interface de uso.
4.2.1. Documentação necessária: a inscrição deve ser acompanhada de
- versão executável do jogo, para Windows (para o júri; não será publicada) ou link de acesso (incluir senha e outras instruções no formulário de inscrição, se for o caso)
- release (para imprensa e grande público)
- imagens de divulgação
- vídeo de apresentação estética (gameplay) sem comentários nem lettering (será usado para exposição em caso de não disponibilidade de versão jogável para o público).
4.2.2 Material complementar (recomendado): os autores podem incluir
- Um vídeo de divulgação comentado (incluindo depoimentos, contexto de uso etc.).
- Link para versão jogável aberta ao público
5. ESPECIFICAÇÕES PARA VÍDEOS
5.1. Os vídeos submetidos para uso na divulgação do Concurso Rebeldias 2021 e na Exposição Rebeldias 2021 devem ter formato digital padrão (.MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI) e duração mínima de 1 minuto e máxima de 5 minutos. O tela deve estar orientada horizontalmente.
5.2. Os segundos iniciais do vídeo devem conter o texto “Concurso Rebeldias”, o nome do produto e autor(es).
5.3. A técnica de gravação pode ser profissional ou amadora. O texto pode ser inserido por edição ou com cartaz feito à mão.
5.4. Por “vídeo comentado”, entenda-se com explicações sobre o trabalho e seu uso, sua mecânica ou outras características intrínsecas. “Depoimentos” podem ser de autores ou usuários.
5.5. Para melhorar a inteligibilidade, o autor pode incluir legendas.
5.6. Legenda embutida (closed caption) e tradução para LIBRAS não são necessárias, mas trabalhos com essas características terão preferência de divulgação.
5.7. A organização recomenda evitar o uso de trilha sonora e ilustrações que não sejam de uso liberado (creative commons). Direitos autorais sobre uso de música e outros ativos intelectuais devem ser recolhidos pelos autores do vídeo, quando for o caso.
5.8. Em caso de compartilhamento de vídeos de YouTube e outras plataformas de acesso público, recomenda-se a publicação como acessível publicamente, porém “não listado”, para manter o ineditismo até a divulgação do material no evento.
5.9. Após o anúncio dos artefatos selecionados para exposição, os autores que desejarem reenviar seus vídeos e outros materiais de divulgação estão autorizados a fazê-lo pelo e-mail de contato que a organização utilizar. Esse material complementar, bem como todo o material enviado anteriormente para publicação, será usado na Exposição Rebeldias 2021 de acordo com a conveniência e os princípios curatoriais da organização do evento.
6. ATRIBUIÇÕES E CRONOGRAMA
6.1 A Organização Geral do FAEL é responsável pela resolução de dúvidas e problemas referentes à inscrição de pessoas e trabalhos no Concurso Rebeldias. Em caso de necessidade de alteração de datas ou endereços, as alterações serão comunicadas ao inscrito pelo e-mail cadastrado. Questões referentes à categorização e aos pareceres sobre os trabalhos ficam a cargo da Comissão Acadêmica do VIII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos. Questões referentes a logística e prazos são responsabilidade da Comissão de Trabalho do evento. Os coordenadores-gerais são a instância última para dirimir dúvidas sobre a realização do FAEL, do Concurso Rebeldias e da exposição correspondente.
6.2 Datas-chave para o Concurso Rebeldias
15/jul/2021 | Abertura de inscrições para o Concurso Rebeldias |
3/set/2021 | Prazo limite para envio dos artefatos para o Concurso Rebeldias |
22/set/2021 | Prazo para pareceristas avaliarem (não selecionado / selecionado para exposição / finalista) |
23/set/2021 | Anúncio dos selecionados para a Exposição Rebeldias Virtual. Os autores selecionados podem enviar material complementar de divulgação até a abertura da exposição. |
22/out/2021 | Abertura da Exposição Rebeldias 2021 (virtual) |
23/out/2021 | Anúncio dos vencedores do Concurso Rebeldias 2021 |
Ana Paula Albuquerque Teixeira
Ernane Guimarães Neto
pela Organização Geral do VIII FAEL.