Pular para o conteúdo

Histórico do FAEL

 
O FAEL engloba mesas-redondas, sessões técnicas, oficinas, exposição e muitas outras atividades científicas, culturais e de negócios relacionadas ao lúdico.

Ajude a memória da REBEL enviando mais informações sobre a história deste evento!
 

I Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

 

6 a 8 de outubro de  2014 – Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo, SP

6 de outubro de 2014

  • 19h Abertura e apresentação do evento
  • 19h30 Mesa 1 – Políticas de pesquisa para a graduação  – Lynn Alves  (Uneb),  Valdir Barzotto (USP) e Ivelise Fortim  (PUC-SP). Coordenação de Lisiane Fachinetto (FMU).

 

7 de outubro de 2014

Oficinas: Fotografia, por José Geraldo Oliveira, e Áudio e Vídeo, por Lucas Meneguette

  • 8h30 – 11h – Oficina da manhã
  • 14h – 16h30 – Oficina da tarde
  • 19h30 – Mesa 2 – Produção discente e estudos lúdicos – Lucas Meneguette (FMU/Fatec Tatuí), Gregory Freitas (Fatec Tatuí), Fernanda Maia (FMU), Silvia Aparecida José e Silva (FATEC – Americana), Isa de Jesus Coutinho (Uneb). Coordenação de Simone Abreu.

 

8 de outubro de 2014

  • 8h30 – 11h – Oficina da manhã
  • 14h – 16h30 – Oficina da tarde
  • 16h30 – 19h Lançamento do livro Narrativas e Personagens para Jogos, de Ernane Guimarães Neto e Leonardo Lima (na Funbox – Rua Vergueiro, 439, loja 27)
  • 19h30 Mesa 3 – Processo e produto, mercado e ensino – Rafael Romano (Basement Studio), Renato de Paula (PUC-SP), Kao Tokio (Sesc-SP) e Christopher Kastensmidt (UniRitter). Coordenação de Ernane Guimarães Neto.

 

II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

 

16 e 17 de outubro de 2015 – FATEC-Americana – Americana, SP

16 de outubro de 2015

  • 19h20 – abertura oficial – Thais Godoy Vazquez (FATEC-Americana), Cleberson Forte (FATEC-Americana) e Ernane Guimarães Neto (FMU)
  • 19h30 – Vendendo e aprendendo com seus erros em games e aplicativos – Moacyr Alves (Acigames)
  • 21h – mesa-redonda 1 – Estudos lúdicos e mercado de trabalho (me formei, e aí?) – Marcio Bueno (FCB Brasil) e Trevis Bonifácio (2mundos Games)

 
 

17 de outubro de 2015

  • 8h30 – Inovação e economia criativa: oportunidades e desafios do setor criativo no cenário nacional – Marcos Dias (Fatec-Americana)
  • 10h – sessão técnica
  • 10h – mesa-redonda 2 – Preconceitos, diferenciais e desafios da área
  • 10h – mesa-redonda 3 – O papel feminino nos games e na indústria do conhecimento
  • 11h – Estéticas da arte: um panorama do gótico ao realismo – João Taero (Rede Jesuíta de Educação)
  • 13h – Premiação dos melhores trabalhos acadêmicos do FAEL e dos melhores jogos da IV Mostra Acadêmica da Fatec-Americana

 

Alguns dos artigos apresentados no II FAEL foram publicados na Revista Tecnológica da Fatec Americana, v. 4, n. 2 (2016): 

  • ECONOMIAS LÚDICAS: o game design aliado ao estudo econômico no combate da hiperinflação em jogos online –  Lucas Trindade Raposo
  • MECÂNICA GENÉRICA DE JOGOS APLICADA EM DIFERENTES PLATAFORMAS – Maurício Pacces Vicente, Luiz Augusto Dinamarca Barna, Lisiane Fachinetto
  • O PAPEL DAS VOZES NA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS DO GÊNERO HIGH FANTASY EM JOGOS DIGITAIS – Pâmela Adami Martins, Lucas Meneguette]
  • Utilización de los juegos digitales en la educación – María Martha Fernández Ricci, Marcelo Henrique dos Santos

III Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

18 e 19 de novembro de 2016 – FATEC-Tatuí – Tatuí, SP

18 de novembro de 2016

  • 8h30 – Oficina de desenvolvimento em html5 (Marcelo Henrique dos Santos)
  • 14h30 – Sessão técnica A
    • A gamificação no processo de aprendizagem de LIBRAS – Lucas Tadeu Rosente Rios, Sérgio Roclaw Basbaum
    •  O ensino de inglês lúdico e os textos multimodais: desafios e perspectivas Gleice de Divitus
    • TICs: um possível caminho à inclusão digital por meio de uma prática de desenvolvimento de games Luis Augusto Alvim Correa
    • Geogebra como recurso didático: possibilidades e limites – Lígia Conceição Pereira, Viviane Hengler Corrêa Chaves
    • O jogo nos quatro planos – Pá Falcão

 

  • 16h30 – Sessão técnica B1
    • A influência da obra de H.P. Lovecraft nos jogos de gênero survival horror – Thais de Cassia Borges, Lisiane Fachinetto
    • Roteiro para jogos: um olhar a partir das histórias em quadrinhos (HQ) – Selene Hammer Queiroz Pinheiro, Lisiane Fachinetto
    • A transposição do roteiro de cinema para os games: algumas reflexões a partir do jogo Golden Eye 007 – Alan Alves, Lisiane Fachinetto
    • Role-play e Imersão em jogos eletrônicos – João Paulo Soncin Marques Pereira
    • Construção de narrativas e personagens para games: uma experiência acadêmica de criação a partir do hipertexto – Renato Caetano

 

  • 16h30 – Sessão técnica B1
    • Vozes de monstros: A importância do desenho sonoro no desenvolvimento da personificação de monstros – Matheus Sales Andreoli, Lucas C. Meneguette
    •  Projeto de jogo: Solar Fighters – Jhonatas da S. Farias
    • Gorrog’s Escape – Renato Innocenti Pereira
    • Influência do viés cognitivo no processo decisório: construindo a gameplay de forma sistemática e coerente com a realidade do jogador – Apostolos Antonopoulos, Eliana Casagrande, Ricca Antonopoulos, Marcelo Henrique dos Santos
    • A semiótica nos games – Luiz Augusto Dinamarca Barna
  • 19h Cerimônia oficial de abertura – Luis Antonio Galhego Fernandes (FATEC-Tatuí), Lucas Meneguette (FATEC-Tatuí) e Ernane Guimarães Neto (REBEL)
  • 19h30 Mesa-redonda: Mercado e cultura lúdica – Débora Creutzberg (Feira de Brinquedos de Nuremberg), Ricardo Dalaneze (Adijomar), Maurício Alegretti (Indústria de Jogos)

 

19 de novembro de 2016

  • 8h30 – Sessão técnica C
    • Como os jogos estimulam as pessoas fazer o seu melhor – Renato Innocenti Pereira, Ernane Alves Guimarães Neto
    • Jogos de tabuleiro como suporte ao ensino da disciplina Metodologia Científica – Felipe Drude Almeida, João Wagner Ribeiro Amaral, João Augusto Mattar Neto
    • Ludificação aplicada – Luiz Augusto Dinamarca Barna]
    • Laboratory making: how analytical team play impacts learning and research – Ernane Guimarães Neto, Lisiane Fachinetto
    • Games para o Ensino de Metodologia Científica – João Augusto Mattar Neto
    • Gamificação no ensino de metodologia científica – Beatriz Ribeiro, dos Santos, Camila Canuto da Silva, João Augusto Mattar Neto
  • 10h30 –  Sessão técnica D1
    • A evolução do marketing digital: comunicação e marketing através do auxílio dos jogos digitais – Marcelo Henrique dos Santos
    • Jogos digitais e a presença da mulher: um estudo sobre a figura feminina nos games – Larissa Nascimento Souza Cruz
    • Elementos prévios a uma discussão sobre o circulo mágico – Saulo de Oliveira Machado, Luís Carlos Petry
    • De X a Z: as gerações e o impacto nas tendências em jogos digitais – Renato C. Caetano
    • Jogos casuais na contemporaneidade: “AngryBirds” um estudo de caso – Guilherme de Almeida Barbosa, Lisiane Fachinetto
  • 10h30 –  Sessão técnica D2
    • Sideral Conquest – Mauricio Pacces Vicente
    • Sótis – Selene Hammer Queiroz Pinheiro
    • Desenvolvimento de Protótipo 2D com TouchControl em Dispositivos Mobile – Carolina de Castro Caputo
    • Game educacional para prevenção às drogas – Eduardo Pereira Rodrigues
  • 13h30 – Produzindo áudio para jogos – Thiago Adamo (PxlDJ)
  • 15h – Mesa-redonda: Jogos para mudar o mundo – Fernando Tsukumo (Sua Vez), Pá Falcão (Pá Falcão DHO & Games), Alvaro Gabriele Rodrigues (FATEC-Carapicuíba)
  • 17h – encerramento
Alguns dos artigos apresentados no III FAEL foram publicados na Revista Sapere, Edição Especial 3o FAEL:
  • A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS
    Lucas T. R. Rios, Prof. Dr. Sérgio R. Basbaum.
  • TICS: UM POSSÍVEL CAMINHO À INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES
    Aleson Soares dos Santos, Luis Augusto Alvim Correa, Renan Almeida Rodrigues, Prof. Me. Patricia Glaucia Moreno.
  • O JOGO NOS QUATRO PLANOS
    Pá Falcão Moreno.
  • ROTEIRO PARA JOGOS: UM NOVO OLHAR PELA PERSPECTIVA DOS QUADRINHOS
    Selene H. Q. Pinheiro, Profa. Dra. Lisiane Fachinetto.
  • INFLUÊNCIA DO VIÉS COGNITIVO NO PROCESSO DECISÓRIO: CONSTRUINDO O GAMEPLAY DE FORMA SISTEMÁTICA E COERENTE COM A REALIDADE DO JOGADOR
    Apostolos Antonopoulos, Eliana Casagrande Ricca Antonopoulos, Marcelo Henrique Dos Santos.
  • LUDIFICAÇÃO APLICADA
    Me. Luiz A. D. Barna
  • LABORATORY MAKING: HOW ANALYTICAL TEAM PLAY IMPACTS LEARNING AND RESEARCH
    Ernane Guimarães Neto, Lisiane Fachinetto.
  • GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
    Beatriz Ribeiro dos Santos, Camila Canuto da Silva, João Mattar.
  • A EVOLUÇÃO DO MARKETING DIGITAL: COMUNICAÇÃO E MARKETING ATRAVÉS DO AUXÍLIO DOS JOGOS DIGITAIS
    Marcelo Henrique dos Santos, Thiago Saboya.
  • ELEMENTOS PRÉVIOS A UMA DISCUSSÃO SOBRE O CÍRCULO MÁGICO
    Saulo de Oliveira Machado, Luís Carlos Petry.
  • JOGOS CASUAIS NA CONTEMPORANEIDADE: “ANGRY BIRDS”, UM ESTUDO DE CASO
    Guilherme de Almeida Barbosa, Profa. Dra. Lisiane Fachinetto.
  • DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO 2D COM TOUCH CONTROL EM DISPOSITIVOS MOBILE
    Carolina de Castro Caputo, Karla Thiemi Quispe Iyogi, Lucas Dias da Silva, Victor Alexandre Rocha, Marcelo Henrique dos Santos.
  • VOZES DE MONSTROS: A IMPORTÂNCIA DO DESENHO SONORO NA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS DE HORROR
    Prof. Dr. Lucas Correia Meneguette, Matheus Sales Andreoli.

 
 
 

Rebeldias IV Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

16 a 18 de outubro de 2017 – Faculdade Cásper Líbero – São Paulo, SP

16 de outubro de 2017

  • 14h-22h – Exposição Rebeldias – quinto andar
  • 18h – Stand-up comedy com Michel Weber – Teatro Cásper Líbero
  • 18h30 – Cerimônia Oficial de Abertura – Carlos Costa (Faculdade Cásper Líbero), Ernane Guimarães Neto (REBEL) – Teatro Cásper Líbero
  • 19h – Mesa 1 – O jogo através das idades – Edgard Gouveia Jr. (Play the Call), Flamínia Lodovici (PUC-SP) e Lucy Raposo (Ludus Luderia). Mediação: Fernando Tsukumo (REBEL) – Teatro Cásper Líbero

17 de outubro de 2017

  • 9h-22h – Exposição Rebeldias – quinto andar
  • 9h-12h – Oficina: Jornalismo de Games, com Tiago Mota – laboratório de jornalismo
  • 9h – Sessão Técnica 1 (Coordenação: Mário Madureira Fontes) – sala Aloysio Biondi
    • As obras de arte digitais: um estudo dos jogos digitais do gênero art games – Letícia da Silva Ramos Ferreira
    • O casamento de tema e mecânica – Ernane Guimarães Neto
    • Roteiro para jogos: transposição dos métodos de histórias em quadrinhos para os games – Selene Hammer Queiroz Pinheiro – Lisiane Fachinetto
    • Gol de saia – Claudia Martini

 

  • 15h – Fala que eu não te escuto, com Claudio Thebas – Teatro Cásper Líbero
  • 16h – Mesa 2 – Pesquisa e produção na graduação -Com Alexandre Vieira Silva (Senac-SP) e Valdir Barzotto (USP). Mediação: Lisiane Fachinetto (REBEL) – Teatro Cásper Líbero
  • 19h – Mesa 3 – Gênero em jogo – Com Izadora Perkoski (UFSCar) e Letícia Rodrigues (UTFPR). Mediação: Pá Falcão (REBEL) – Teatro Cásper Líbero

 

18 de outubro de 2017

  • 9h-22h – Exposição Rebeldias – quinto andar
  • 9h-12h – Oficina: Jornalismo de Games, com Tiago Mota – laboratório de jornalismo
  • 9h – Sessão Técnica 2 (Coordenação: Lisiane Fachinetto) – sala Aloysio Biondi
    • Duolingo: o uso do lúdico para o ensino de línguas estrangeiras – Ana Carolina Cabral, Luís Carlos Petry
    • Utilização de gamificação na implementação de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de algoritmos – Gustavo Reis Rocha Pitta Travnik, Giuliano P.M. Giglio
    • Imersão como ferramenta de avaliação para projetos lúdico-educacionais – Felipe Neves de Almeida, Fabio Cantarim Melo
    • Os jogos sérios como estímulo de pensamento crítico: U-satisfied, um estudo de caso – Renato Innocenti, Ernane Guimarães Neto
  • 18h – Música Circular, com Ronaldo Crispim – Teatro Cásper Líbero
  • 19h – Mesa 4 – Ludificação do Mundo – Com Carlos Seabra, José Ricardo Grilo e Jerônimo Bittencourt. Mediação: Ernane Guimarães Neto (REBEL) – Teatro Cásper Líbero
  • 21h30 – Encerramento Oficial do evento – Anúncio dos vencedores do Concurso Rebeldias – Teatro Cásper Líbero
    • Jogo eletrônico: A Nova Califórnia, de Jaderson Souza e Tainá Félix
    • Jogo de sociedade: Gol de saia, de Claudia Martini

 

V Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

18 a 20 de outubro de 2018 – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, SP


Mais informações em https://www.rebel.org.br/pt/fael5/

VI Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos – 28-30.nov.2019

Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo

http://www.rebel.org.br/fael6/

VII Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos – 23.nov.2020

Edição on-line, com apoio da UFRRJ e do LUDES-UFRJ